Exercícios Beneficiam o Coração

Prevenção do ataque cardíaco: Estudo quantifica os benefícios dos diversos tipos de exercícios físicos

Pesquisadores avaliaram o tipo, quantidade e a intensidade da atividade física com relação ao risco de doença coronariana (comprometimento da parede das artérias do coração por placas de gordura),  em um estudo denominado Health Professionals Follow-up Study, envolvendo 44.452 homens, avaliados a cada dois anos, entre 1986 a 1998.

Foram identificados os potenciais fatores de risco e os casos novos de doença coronariana, relacionando-os com os níveis de atividade física. O principal objetivo foi determinar a incidência de infarto miocárdico (ataque cardíaco) fatal e não-fatal.

Foram encontrados 1700 novos casos de doença arterial coronariana. Tanto a atividade física total quanto corridas, levantamento de peso, remo e caminhadas apresentaram relação inversa com o risco de doença coronariana. Homens que corriam por uma hora ou mais por semana apresentaram uma redução de risco de 42%, comparados aos que não corriam. Os que treinavam com pesos por 30 minutos ou mais por semana tiveram uma redução de risco de 23% comparados com os que não treinavam com pesos.  Remar por uma hora ou mais por semana reduziu o risco em 18%. O exercício de intensidade média reduziu o risco de doença coronariana, independente do volume total de atividade física, moderada ou alta, comparado com baixa intensidade. Caminhadas de 30 minutos ou mais por dia reduziram o risco em 18%.

Este trabalho realizado pelo grupo de Loma Linda, Califórnia (Estados Unidos), ressalta, de modo impressionante, que exercícios semanais, mesmo quando realizados com baixa freqüência e intensidade moderada, são eficazes na redução das doenças coronarianas e eventos associados.  Com base nestes dados, as campanhas de prevenção devem enfatizar o combate ao sedentarismo como meta a ser atingida na redução da mortalidade  associada ao infarto do miocárdio.

Fonte:Revista da Associação Médica Brasileira (2008).

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