Café diminui a eficiência do sono

 

Tags:

Trabalhadores noturnos devem evitar o café se quiserem melhorar seu sono após os turnos, afirma estudo do periódico Sleep Medicine. Um novo estudo, liderado por Julie Carrier, da Universidade de Montreal, demonstrou que a cafeína tem efeitos colaterais que podem piorar de acordo com a idade.

“A cafeína é o estimulante mais comum usado para compensar a sonolência, mas tem graves efeitos sobre o padrão de sono dos trabalhadores que optam pelo turno da noite. Seus relógios biológicos podem sentir os efeitos claramente“, diz Carrier.

Mesmo aquelas pessoas que dizem dormir muito bem após tomar um café expresso devem ser alertadas para o fato de que o hábito influi no quanto elas conseguirão chegar ao sono profundo, diz o pesquisador.

No estudo, ficou claro que as pessoas com mais idade chegavam a dormir 50% menos do que o normal. Em todos os participantes também foi observado uma diminuição na eficiência do sono, diminuição da duração do tempo total médio de sono, menos incidência da fase de ondas baixas (SWS, na sigla em inglês) e da fase de movimentos rápidos dos olhos (sono REM), o que pode resultar em mais cansaço no dia seguinte.

O estudo sugere que, após os 40 anos, as pessoas reduzam o consumo de café, especialmente se trabalham à noite.

There are no comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: