Perguntas e Resp.

O que é o Qi (chi)?

O Qi ou energia vital possibilita um sistema poderoso de energia interior que torna um ser humano totalmente vivente, alerta e “presente”, enquanto uma debilidade da energia interna resulta em preguiça e fadiga e doenças. O temo qi ou chi na arte marcial é usado para se referir à energia intrínseca proveniente da respiração. Nos clássicos chineses se acredita que o qi denso é armazenado no Dandian e pode ser transformado por exercícios especiais de respiração em uma forma refinada de energia Qi que pode ser usada para proteger o corpo em combate, permitindo golpes mais potentes com menor esforço e promovendo boa saúde. A circulação de qi é à base da acupuntura. Este conceito de energia vital pode ser encontrado em muitas antigas culturas do mundo. Na Índia, ela é chamada de Prana; no Egito antigo de Ka; na China, Chi: no Japão, Ki; na ilhas Polinésias de maná, na América Nativa, o Grande Espírito. Alguns profissionais desinformados e menos capacitados adoram falar sobre ciência e provas cientificas sem a mínima idéia real do que seja isso. Visto que a acupuntura agora é aceita nos meios acadêmicos e é baseada neste conceito, eu pergunto e agora? Que tal reconhecer a verdade da própria ignorância. Eles não acreditam na consciência, alguém viu ou a matematizou?

O que é o Taiji (Taichi)?

O termo Taiji é geralmente traduzido como ‘Final Supremo’ e é um conceito fundamental do sistema filosófico taoísta chinês. O Taiji é representado pelo símbolo do Yin Yang, ou polaridade de forças da natureza. Taijiquan é o nome apropriado para a arte marcial, Quan significa punho ou forma e é o termo somado portanto aos nomes do diversos estilos de boxe, traduzindo, Taijiquan significa Boxe da Suprema Realização. É comum o Taiji ser associado a práticas de saúde, mas o Taijiquan se refere uma arte marcial ou técnicas de treinamento para combate.

O que é o Yin e Yang?

A definição chinesa é ‘o sombrio lado da colina (Yin) e o ensolarado lado da colina (Yang)’. A implicação sendo luminosa subjuga a luz. Estas coisas não são absolutas. O lado sombrio de uma colina não é o ponto negro, eles contem alguma luz e o lado ensolarado da colina não é puramente brilhante e pode conter alguma sombra. O conceito apresenta as mutuamente dependentes qualidades da natureza. Nada existe em isolamento estando sempre equilibradas por uma força igual e oposta a qual uma não pode existir sem a outra. Um bom exemplo deste principio é pedalar uma bicicleta. Você não pode empurrar para baixo ambos os pedais ao mesmo tempo. À medida que você diminuir a pressão no lado esquerdo você aumenta a pressão no lado direito. Ninguém pode remover um lado desta equação. Para a direita estará cheio e esquerda vazia deverá estar vazio. Para encher o esquerdo você precisa esvaziar o direito.

O que é o Wuji (wuchi)?

Wu Ji é um termo filosófico. Ele originalmente significa o mais primário fenômeno do cosmos, não há distinção entre Yin e Yang.

O que é o Qi Gon (chi kung)?

Qi Gong, o qual literalmente significa “trabalhar a energia” em chinês, é a pratica de aprender a controlar o movimento da energia vital internamente, usando somente a mente para direcionar a energia pelo corpo. Movimentos físicos podem ser utilizados, mas não são exigências. A pratica de Qi Gong apresentada aqui incluí, muitas das antigas e comprovadas técnicas chinesas para aumentar a energia vital. Incrementar a energia vital, ao simultaneamente, manifestar uma variedade de benefícios e aspectos, de aumentar a saúde física e mental, realização espiritual. Milhões de pessoas na China praticam o Qi Gong diariamente para o simples beneficio da saúde física.

Existem muitas técnicas de Qi Gong (chi kung)? Qual é a melhor delas?

Sim devem existir tantas quanto existem pessoas ensinado, e depende muito da profundidade do conhecimento de quem está lecionando, mesmo assim alguns métodos são mais amplamente divulgados, como o Zhan Zhuang e o Baduanjing por exemplo, a questão adequada a analisar não seria qual técnica é melhor mas qual o objetivo da sua prática e se ela apresenta resultados palpáveis e claros. Eu pessoalmente aconselho a primeira como prática diária pois é simples apresenta resultados muito rapidamente e a segunda como um exercício eventual ou que se some a prática do Zhan Zhuang.

Todos estão para uma abundancia de energia vital desde o nascimento, e a energia vital pode ser incrementada em um ser humano. Conseqüentemente, o desenvolvimento do Qi pode tornar um pessoa doente em robusta ou fraca em uma pessoa vibrante; isto pode então aumentar a capacidade mental.

O que é o Dantian (tantien)?

Ë um centro psico-energético do corpo humano que está localizado exatamente no centro de gravidade do corpo humano, um ponto médio entre o umbigo e o osso pubiano.

Existem muitas técnicas, quanto tempo eu devo praticar?

Se tudo o que você deseja é conservar e melhorar sua saúde vinte minutos a meia hora ao dia é suficiente. Se, por outro lado, você anseia ensinar artes marciais você precisa pensar em termos de uma hora a duas por dia e duas a três sessões de treinamento por semana se você desejar ter um rápido progresso. Existe, é claro, muitos pontos entre estes dois extremos, mas basicamente você receberá apenas o que você investiu.

Por que usar arte marcial na saúde?

É simples, a arte de guerra ou marcial tem como principio básico um combatente forte e saudável, sem saúde mal se pode levantar de uma cama, então é importante fortalecê-la, seja o lado físico ou o psíquico (mente), não há como uma pessoa fraca e temerosa participar de qualquer tipo de confronto, a saúde deve ser fortalecida ao máximo, podemos usar estes princípios a fim de nos preparar para os desafios de nosso dia a dia. Em melhores condições podemos vencer a muitos desafios e lidar com o estresse do mundo moderno de forma mais eficiente e conscientes, sem adoecermos, se tivermos o preparo necessário

Como melhorar minha saúde e desempenho diário?

Como já foi dito, treinando uma arte marcial suave e não qualquer arte marcial. Jovens saudáveis tem uma disposição diferente de muitas pessoas, e podem cometer certos exageros, mas também se prejudicam e muito com um treinamento de má qualidade ou inadequado que exceda os limites de sua capacidade física ou mental, podendo até vir a desenvolver problemas sérios que o acompanharão por toda a vida ou mesmo reduzindo seu tempo de vida para muito abaixo do normal, logo é necessário escolher um bom sistema para treinar a mente e corpo. As artes marciais internas ou suaves (Neijia), como o Taiji, Xingyi, Bagua ou melhor ainda o Yiquan que unifica a essência destas três artes é muito adequado a pouco tempo da vida moderna.

Então é um o engano que certos tipos de treinamento são para idosos, como o Taijiquan, por exemplo?

Sim um engano comum e sem fundamento, Taijiquan ou técnicas semelhantes como o Yiquan, que possuem movimentos suaves podem fortalecer o corpo muito além das técnicas puramente musculares e baseadas na rigidez. Nas artes neijia pode-se ganhar muita saúde e grande força, que não é a mesma coisa que desenvolver músculos; Por exemplo, o individuo que pratica musculação pode não ter tanta saúde quanto parece, visto que inúmeras pessoas reclamam de gripes constantes, fraqueza e problemas na coluna e joelhos, entre outras lesões mesmo que corretamente acompanhados, devemos lembrar-nos das diferenças constitucionais de cada individuo. Os jovens se enganam muito com a aparência das coisas, por sua falta de vivência, um mestre legítimo de Taijiquan ou Yiquan com 70 anos ou mais tem um braço mais forte que um garoto de 18 anos fisicamente forte e geralmente vive mais que pessoas que nunca praticaram estas artes mas tenha praticado outros esportes, dependendo é obvio de sua herança genética.

Muitas pessoas acham o Taijiquan bonito, mas não tem paciência para praticá-lo ou acham alguns movimentos um pouco difícil de realizar com idade avançada, há outra alternativa que seja indicada para a saúde e que também não agrida o corpo?

Sim claro, na verdade há um método mais simples ainda, o Yiquan que treina técnicas aperfeiçoadas dos 3 estilos internos mais famosos o Taijiquan, Xingyi e Baguá. Apresentando resultados em um tempo muito menor, pode ser forte e suave, caso se queira um trabalho mais enérgico que associe grande queima de calorias e trabalho muscular intenso, enfatizamos o Xingyiquan. O Yiquan, é um método simples, fácil, eficaz e só tras benefícios. Mas como qualquer método necessita de professores qualificados, estes devem ser validados por algum mestre que pertença a uma linhagem comprovada ou não há garantias de sua qualidade. Ma muito mais importante são os resultados, se filho de mestre não é garantia de nada.

Ouvi falar que o tempo de pratica é muito importante, então alguém mais velho seria um melhor professor ou somente alguém de idade maior poderia ser um mestre?

Não importa a idade da pessoa, alguém de 60 anos de idade pode saber menos que alguém de 30 anos, não estamos falando de experiência de vida, apesar disso fazer diferença sobre alguns aspectos. Um artista pode pintar excelentes quadros, mas é óbvio que ter mais experiência vai ajudar, mas quanto a arte é mais importante a intensidade da pratica. Começar uma prática aos 5 anos de idade como muitos artistas marciais clamam, pode não significar uma vida bem sucedida, ninguém coloca uma criança na faculdade, ela não estaria em condições de entender e acompanhar algo avançado, isto é simples, ela não possui base ou maturidade para este nível de estudo. Brincar e imitar é uma coisa e concentrar-se e desenvolver habilidades que demandam outro nível de desenvolvimento é outra. No nível mental algumas habilidades podem não se desenvolver tão rapidamente quanto se gostaria, as crianças também possuem certas limitações cognitivas embora aprendam mais rápido. Então iniciar cedo uma prática ajuda, mas não garante sucesso maior que alguém que comece em uma outra faixa de etária. Mesmo a flexibilidade pode não ser o mais importante, talvez no caso de contorcionistas e acrobatas seja, mas isto não necessariamente tem a ver com artes marciais, já se falarmos sobre começar cedo e se dedicar por 30 anos de treinamento, isso fará muita diferença desde que o treinamento seja de alta qualidade.

 

There are no comments on this page.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: