Meditação

 

Meditação em Pé

Meditação em Pé

 

Zhan Zhuang

Meditação – Zhan Zhuang

O Zhan Zhuang é um método sem igual, esta pratica conhecida como meditação em pé, apresenta resultados impressionantes num curto espaço de tempo. É um treinamento mental através de concentração que tem como parte do processo acalmar a mente, com a finalidade de alcançar níveis mais altos de consciência. Recentemente com a evolução da ciência, tem-se comprovado em diversos estudos sua eficácia sobre o estresse e no auxilio à cura de doenças e desequilíbrios da saúde, no entanto seu objetivo é o auto-conhecimento. Os efeitos mais notórios da meditação são, relaxamento, calma, equilíbrio da pressão arterial, mente clara, aumento de energia geral.

Existem muitas técnicas de meditação, no entanto poucas apresentam resultados satisfatórios sem certo isolamento ou exigências que não se enquadram na vida moderna. O Zhan Zhuang é muito simples, sem complicados métodos ou rituais, apenas exigindo um pouco mais de disciplina ou maior dedicação caso seja necessário atingir resultados mais expressivos, como por exemplo, no tratamento de problemas crônicos de saúde.

Este método, o Zhan Zhuang (a pronúncia em português é zan zon) foi desenvolvido por um personagem ilustre da história chinesa, o grande mestre Wang Xiang Zhai da escola de Yiquan, (I-Chuan) ou Arte Marcial Mental.

O Sistema Zhan Zhuang é formado por 36 posições, mas a posição mais conhecida e praticada, é conhecida na China como “Em Pé Como Uma Árvore (Chengbao Zhuang)”. No Brasil, a tradução adotada por algumas escolas foi “Abraçando a Árvore”.

A postura “Abraçando a Árvore” é considerada ao mesmo tempo, como sendo a mais simples e a mais avançada de todas as posições. Dos iniciantes aos grandes mestres, todos a praticam. Os mestres dizem que a sua evolução é infinita.

Como sempre a tradução chinesa explica melhor o seu significado: como uma árvore com suas profundas e encravadas raízes, seu poderoso e forte tronco, espalhando seus galhos tentando alcançar o céu, parecendo imóvel, mas sempre num crescendo interno e externo.

Diferente dos exercícios físicos normais, o Zhan Zhuang também tem função semelhante a alguns tipo de Qi Gong/Chi Kung, composto de exercícios que praticamente não envolve movimentos. Ao invés de consumir, ele gera energia no corpo do praticante.

“As idéias novas são para muita gente como as frutas verdes que travam na boca. Quando amadurecem adoçam antes a boca dos que têm paciência e visão.”

O Zhan Zhuang desenvolvido pelo mestre Wang Xiang Zhai é parte integrante do Yiquan e apenas um mestre ou professor experiente de Yiquan possue compreensão desta técnica em profundidade e pode conduzir o praticante ao aproveitamento adequado. Embora existam outras variações em diversas escolas, não se tratam do mesmo método do mestre Wang Xiang Zhai, podendo variar bastante nos resultados.

Mestre Marcos R. Fonseca

 

There are no comments on this page.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: