Qi Gong

Centros Energéticos do Corpo Humano

O que são?

Chacras são nossos centros etéricos de consciência e comunicação.

Chacra é uma palavra sânscrita que significa circulo e movimento. A energia nos chacras é percebida como vórtice, que é a força física mais poderosa na natureza. É através dos chacras que nos relacionamos com o mundo exterior, captamos e absorvemos energia. Essa força existe em eventos tais como, tornados e furacões.

O funcionamento de todo o corpo humano é controlado pelo sistema cérebro espinhal, e, os centros psíquicos localizam-se nele. Chacras são esses centros psíquicos.

É através desses centros de energia que os seres humanos recebem e transmitem sua energia magnética e alimentam seu corpo energético que sustenta o seu corpo físico.

Existem 7 Templos sagrados no mundo astral ligados aos elementos cósmicos e nos conectamos magneticamente a eles por meio de nossos sete principais chacras.

De acordo com a tradição Hindu, os chacras principais são:

1. Muladhara Chacra – Mula significa raiz e Adhara, suporte, sustentação, portanto significa chacra raiz ou básico, está relacionado ao nível físico, á realidade do mundo material. Muladhara Chacra localiza-se na base da coluna vertebral, na região do períneo, entre sexo e ânus, e corresponde às glândulas endócrinas supra renais e ao plexo nervoso autônomo cóccíneo. O elemento é a terra, a nota musical é Dó, a cor vermelha e o mantra LAM.

2. Swadhisthana Chacra – suporte do sopro da vida. Esse chacra é também chamado centro sexual, ele está ligado ao nível instintivo e se caracteriza pela noção de Fluidez. Localiza-se nas glândulas endócrinas sexuais e ao plexo nervoso sacro. O elemento é a água, a nota musical é Ré, a cor laranja e o mantra VAM.

3. Manipura Chacra – Mani significa Jóia, e PuraCidade e este chacra é também denominado centro Epigástrico. Ele está relacionado ao nível emocional e suas características são a expansão e o calor. O elemento é o fogo, a nota musical é Mi, a cor amarelo solar e o mantra RAM.

4. Anahata Chacra – significa o som místico e este chacra é assim chamado porque se diz que a concentração neste centro permite escutar o Sabd-Brahma, isto é, o som primordial que surge sem o choque de dois objetos. Ele é também denominado Chacra cardíaco e está relacionado ao nível afetivo, caracterizando–se pelas noções de relacionamento e simpatia. Sua localização é a região do externo, correspondendo à glândula endócrina Timo e ao plexo nervoso cardíaco e pulmonar. O elemento é o ar, a nota musical é Fá, a cor verde e o mantra YAM.

5. Vishudda Chacra – significa grande pureza, e este chacra é também denominado centro laríngeo. Ele está relacionado ao nível criativo caracterizando-se pela criatividade em todos os sentidos: artístico, intelectual ou moral, pelo desenvolvimento do conhecimento intuitivo e espiritual, e devido a este último, ele é chamado de o Portal da Grande Liberação. Está ligado também a verbalização dos sentimentos, emoções e sensações. Localiza-se na região da garganta, no centro do pescoço e corresponde à glândula endócrina tireóide e ao plexo nervoso laríngeo. O elemento é o espaço, a nota musical é Sol, a cor azul claro e o mantra HAM.

6. Ajna Chacra – é denominado centro frontal, o ponto crístico. Ele está relacionado ao nível intelectual e está ligado à consciência e a atividade mental em todas as suas formas e graus; tem relação com o cérebro e o sistema nervoso central; assim como com os olhos, orelhas, nariz e órgãos internos. Fica localizado na região entre os olhos e corresponde à glândula endócrina hipófise ou pituitária e ao plexo nervoso cavernoso. O elemento é o éter, a nota musical é Lá, a cor azul marinho e o mantra OM.

7. Sahasrara Chacra – é chamado de Centro Superior. Ele está relacionado ao nível transcendental ou transpessoal e é assim chamado, pois neste nível o indivíduo já ultrapassou as limitações do ego e consegue viver com total consciência a plenitude do ser. Fica localizado no topo da cabeça e corresponde à glândula endócrina pineal. A nota musical é Si, a cor violeta e o mantra AUM.



There are no comments on this page.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: