Zhan Zhuang

A pronúncia em português é Zan Zon. O Sistema Zhan Zhuang é formado por 36 posições, mas a posição mais conhecida e praticada, é conhecida na China como “Em Pé Como Uma Árvore (chengbao Zhuang)”. No Brasil, a tradução adotada por algumas escolas foi “Abraçando a Árvore”. 

Como sempre a tradução chinesa explica melhor o seu significado: como uma árvore com suas profundas e encravadas raízes, seu poderoso e forte tronco, espalhando seus galhos tentando alcançar o céu, parecendo imóvel, mas sempre num crescendo interno e externo. 

Envolvido em grande segredo no seu início, o Zhan Zhuang, é um saudável sistema de exercícios de energia que surpreende as pessoas iniciantes na sua prática, com resultados fantásticos. Inicialmente aumenta a resistência do sistema imunológico, regenera o sistema nervoso, aumenta o nível de energia do dia a dia. Nas fases mais avançadas do treino, cura doenças crônicas, elimina o stress e revitaliza todos os órgãos internos do corpo humano. 

Diferente dos exercícios físicos normais, o Zhan Zhuang é um tipo de Chi Kung composto de exercícios que praticamente não envolve movimentos. Ao invés de consumir, ele gera energia no corpo do praticante. 

Quando um esperma e um óvulo se encontram e se inicia uma nova vida, o que existe naquele momento é a soma energia do pai e da mãe que chamamos de Energia Vital (Chi). Nesse momento a energia vital está no seu ápice e vai decrescendo até extinguir-se por completo quando essa vida gerada se encerra (morte). Embora toda pessoa que nasce, vai se desenvolver, crescer e procriar, a energia vital nunca aumenta, só diminui. É por isso que dizemos “desde o instante em que nasce já se começa a morrer” 

Para evitarmos o consumo da energia vital (Chi) e conseqüentemente morrermos mais cedo, absorvemos energia do meio em que vivemos como cosmos, sol, terra, água, ar, etc. O meio mais conhecido como absorção de energia é através da alimentação. A prática do Zhan Zhuang é o melhor meio que conhecemos para absorver e suprir o nosso corpo com uma quantidade de energia que atenderá nossa necessidade diária e ainda uma dose extra para eventuais deficiências futuras.

Quando nascemos, estamos repletos e esbanjando energia. Durante todo o processo de crescimento corporal do homem (juventude), ele absorve mais energia do que consome. Neste período temos tanta energia que cometemos abusos com nosso corpo, fazendo coisas erradas sem darmos conta que estamos nos prejudicando. Só quando começamos a consumir mais do que absorvemos é que vemos quanto danos causamos ao nosso corpo. 

Após o nosso nascimento, começamos a criar bloqueios no fluxo normal de absorção de energia. Começamos a respirar com o peito e não mais com o abdome. Enrijecemos nossos músculos achando que isso é que é força. Tencionamos nossos nervos, forçamos nosso coração, exageramos no trabalho, dormimos pouco, ficamos estressados, nos expomos a friagem, abusamos das drogas, enfim como temos energia de sobra, cometemos todo tipo de excessos. Todo esse exagero resulta num bloqueio do fluxo da energia que precisamos absorver e o resultado é a falta ou desequilíbrio no nível de energia. Temos então o aparecimento das diversas doenças e do envelhecimento precoce do corpo. 

Zhan Zhuang é o único exercício conhecido até hoje que reverte esse processo de decadência. Ele rompe esses bloqueios, melhora e aumenta a eficiência da absorção do fluxo natural de energia, que está em estado de dormência dentro do nosso corpo. 

Essa energia liberada eleva nosso estado físico e mental a um nível tão alto, que é possível chegarmos à velhice com a mesma disposição que tínhamos na juventude. Nos mantém em forma por toda a vida, evita e combate todos os tipos de doenças. 

Nós somos um pequeno campo de energia eletromagnética que está em contato com vários outros campos semelhantes, tais como a terra, o sol e todo o universo. Zhan Zhuang nos conecta e nos mantém em perfeito equilíbrio e harmonia com todos esses campos. Afinal fazemos parte de todo esse sistema de energia que é o universo. 

Praticando o Zhan Zhuang conseguimos uma dose extra de energia e economizamos nossa energia vital (Chi), e assim prolongamos a nossa vida. 

A posição “Abraçando a Árvore” é considerada ao mesmo tempo, como sendo a mais simples e a mais avançada de todas as posições. Dos iniciantes aos grandes mestres, todos a praticam. Os mestres dizem que a sua evolução é infinita. Motivo pelo qual o Grande Mestre Wang Xiang Zhai não quis adotar o nome Da Cheng Chuan (arte suprema) para sua arte marcial (I Chuan), pois ele chegou a conclusão que a evolução é infinita quando se pratica Zhan Zhuang.

texto escrito pelo mestre Wang Te Cheng

Uma resposta

  1. aprendi a tecnica com o mestre wang te cheng e pratico até hoje me sinto um touro em saude

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: