Qi Gong

Qi Gong ou Chi Kung significa treinamento da Energia Vital. É uma arte própria e específica da China, utilizada para a sustentação do físico, e é considerada um capítulo da medicina chinesa. 

O Chi Kung tem por função principal a harmonização do sistema nervoso central. Quando se está nervoso, tenso, ele pode acalmá-lo e em contra partida, também pode estimulá-lo quando se fizer necessário. Portanto, a pessoa ao treinar o Chi Kung torna-se capaz de se controlar e se acalmar. 

O ser humano é um organismo complexo, em que o ciclo vital atua ininterruptamente. Um grande número de órgãos internos trabalha por toda a existência do ser e mantém permanente interação com o meio ambiente. Podemos exemplificar este pensamento através do processo da respiração, do processo de absorção dos alimentos pelo corpo e pelo processo da circulação sangüínea. Todos estes processos funcionam pelo mecanismo da troca. 

Todos os movimentos do corpo humano se baseiam neste principio vital chamado pelos chineses de CHI. Quando o corpo humano cultiva este processo vital, torna-se capaz de se revitalizar e aperfeiçoar cada vez mais sua vida. 

A função do treinamento do Chi Kung é de aumentar a expansão da circulação do sangue, ajudando no processo de revitalização, atingindo um equilibro interno que torna possível inclusive a desobstrução de vasos sangüíneos. Melhora assim as funções respiratórias e digestivas, podendo prolongar a vida, com o cultivo de uma boa saúde.

Este princípio do Chi Kung é de fácil entendimento quando comparamos o corpo humano com as máquinas. Uma máquina precisa de manutenção constante a fim de prolongar sua vida útil. Da mesma forma, a pessoa que treina o Chi Kung renova constantemente sua energia e sua capacidade para melhorar o seu nível de vida, mantendo a juventude e a boa saúde. 

Mestre Wang Xiangzhai foi contratado pelo Instituto de Medicina Chinesa de Bao Tin como mestre de primeiro grau para ensinar aos pacientes a técnica do Chi Kung (para cultivar a vida e para curar todo tipo de doenças crônicas e de difícil cura). Ele conseguiu ser muito bem sucedido, salvando a vida de muitas pessoas desenganadas por médicos da medicina tradicional. 

Existem centenas de tipos de Chi Kung espalhados por todo o mundo. Todos eles foram originários da China. Embora seja muito eficiente no tratamento e cura de doenças, no fortalecimento físico do corpo, espírito, etc., o Chi Kung é muito perigoso. Devido ao seu poder, o Chi Kung só deve ser praticado sob orientação de um mestre ou de um discípulo autorizado a ensiná-lo. 

Não se deve aprender ou praticar nenhum tipo de Chi Kung, sem um objetivo claramente definido e sem conhecer o mestre que o desenvolveu e o suporta tecnicamente.

texto escrito pelo mestre Wang Te Cheng

There are no comments on this page.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: